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A importância da meta para sua empresa

“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos. “  – Gerhard Erich Boehme

Hoje em dia, abrir uma empresa,  além da parte legal, burocrática e fiscal, requer que seja traçado um planejamento assertivo para que se cumpram as metas que fazem parte do objetivo do seu negócio.

De preferência, criar um planejamento anual, com cronograma de ações, investimentos a serem feitos e com mensuração dos resultados mensalmente.  Esse planejamento deve fazer parte da organização do seu método de trabalho em todos os departamentos, principalmente no departamento de vendas, normalmente o maior responsável  pelo faturamento de uma empresa.

Caso você tenha sobrevivido ao ano de 2018 sem um planejamento, deve ter tido momentos em que a saúde financeira da sua empresa lhe deixou preocupado e até feito buscar empréstimos em outras fontes. Se isso aconteceu, ótimo. Pegue os ensinamentos que este ano lhe trouxe e comece a planejar 2019 de maneira que não ocorram mais surpresas.

Mas, se você fez um planejamento e mesmo assim os resultados não foram os esperados, comece analisando se o objetivo foi bem definido e se as metas traçadas foram trabalhadas da melhor maneira.

Para facilitar, comece com o levantamento dos custos fixos e variáveis mensais que sua empresa tem. Este será o mínimo que sua  empresa terá  que girar para cobrir com os recursos que irão fazer parte das despesas do seu negócio.  Mas, não ficaremos só nisso, claro. É preciso gerar cada vez mais vendas para que seu negócio prospere e permita fazer novos investimentos que fortaleçam e estabeleçam um bom rendimento.

Este planejamento pode ser anual, como mencionamos anteriormente, mas com planos e metas  mensais ou trimestrais, por exemplo. A cada três meses você vai medir como estão os resultados. Tudo vai depender das estratégias e ações que seu time vai elaborar,  considerando o ponto de partida, os recursos e profissionais necessários para atingir os objetivos e as metas.

A elaboração do plano de metas pode ser centrado em:

  • Definição do objetivos (estratégicos, tático e operacionais e seus indicadores);
  • Definição da % da meta
  • Definição do plano operacional para atingir esses objetivos;
  • Medição dos resultados reais do plano já em ação (controle);
  • Correção da rota (se necessário).

Uma  outra técnica que vale a pena mencionar para quem quer trabalhar com metas justas e alcançáveis é o método SMART:

  • Specific (Específica): seja objetivo, descreva claramente o que deseja realizar.
  • Measurable (Mensurável): como irá medir o resultado da sua meta
  • Attainable (Alcançável): a meta deve ser possível de realizar, mas deve considerar as condições do mercado, o capital que tem para investir e a mão de obra.
  • Relevant (Relevante): A meta precisa ter relevância, ou seja, trazer algum benefício para a empresa.
  • Time-bound (Temporal): determine quanto tempo será necessário para colocar o planejamento em prática e atingir o objetivo. Isso é fundamental para manter a motivação de todos os envolvidos na empreitada.

    E ai, faz sentindo a importância de sua empresa ter objetivos e metas bem determinados para que sua empresa prospere e mantenha-se em evidência por muitos anos? Esperamos que sim! Bons negócios.

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