Gestão e negócios
< voltar

Empreendedorismo: filmes que inspiram

O Empreendedorismo é uma realidade crescente no mundo todo. No Brasil, segundo estudos do Sebrae, existem 17 milhões de pequenos negócios que representam 99% do total de empresas do País, 52% dos postos de trabalho e 27% do Produto Interno Bruto (PIB). E dentro desse universo, houve crescimento, nos últimos 10 anos, do número de negócios de impacto no Brasil e no mundo.

O empreendedorismo feminino também tem crescido à medida que as mulheres têm buscado se empoderar.  O PayPal Brasil realizou uma pesquisa sobre o empreendedorismo feminino, com entrevistas de 515 mulheres a partir dos 18 anos de idade em todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais. E segundo o resultado da pesquisa, do total de mulheres ouvidas, 54% não possuem empreendimento ou negócio próprio, enquanto 46% são empresárias e 48% das mulheres dizem trabalhar menos de 40 horas por semana,  27%, mais de 40 horas; e 25%, exatamente 40 horas semanais.

Mas, se essa é uma área que cresce continuamente, vamos conhecer histórias e estórias inspiradoras desse universo. Não é de hoje que o cinema tem servido de inspiração para todas as áreas e o empreendedorismo é uma delas. Que tal dar uma olhada na lista de filmes sobre o tema que você pode encontrar nas locadoras de dvd, na Netflix, ou em canais pagos?

O empreendedorismo da vida real nos filmes

Walt antes de Mickey – A história de luta e resiliência do “maluco e endividado” Walt Disney, que criou a Disney. O filme traz toda jornada empreendedora de Walt, com muitos nãos até a realização dos seus sonhos e a criação do que é até hoje um centro de excelência e encantamento.

Fome de poder
– um dos mais controversos entre os que assistiram, esse filme traz a história por traz do crescimento do McDonalds e de como se tornou uma potência no seu segmento. O filme mostra como Ray Kroc, um vendedor ambulante de Illinois que está sempre ligado em novas oportunidades e fica sabendo sobre um drive in em San Bernardino, Califórnia, que está recebendo um grande número de clientes e propõe uma nova forma de alimentação, o McDonald’s e vai pessoalmente conhecer. A partir daí ele se envolve com o negócio e passa a trabalhar para criar e expandir franquias e acaba se tornando o dono de uma das maiores cadeias alimentícias do mundo.

Jogada de gênio – traz a história real do professor Robert Kearns, o inventor do para-brisas, que lutou para ser reconhecido pelo seu invento. O professor apresentou a ideia do projeto para a Ford e mesmo sem um acordo com o inventor, a fábrica de Dearborn colocou o para-brisa nos seus automóveis.  A ação da Ford foi copiada pela Chrysler e a General Motors e o para-brisa acabou sendo usado por todos os carros do mundo, mas a partir disso Robert iniciou sua luta pelo reconhecimento da sua criação.

O homem que mudou o jogo – o filme é baseado em fatos reais e conta a jornada de Billy Beanee e seu trabalho no time de beisebol Oakland Athletics. Após perder jogadores importantes na equipe, o time precisa se reestruturar com pouco dinheiro. A solução vem através de análises estatísticas de como aumentar o desempenho da equipe e ao mesmo tempo lidar com os custos reduzidos.
Histórias reais de Empreendedorismo feminino que viraram filme

Mas, empreendedorismo também é coisa de mulher e as mulheres também têm vez na história. Seguem dicas de filmes sobre empreendedorismo feminino:

Joy: O Nome do Sucesso –  este filme traz a trajetória de Joy Mangano, mãe de dois filhos, divorciada, trabalhadora, que mora com sua mãe, sua avó e seu ex-marido. Um dia tem a ideia de criar um esfregão auto limpante. Constrói um modelo, consegue um investimento, enfrenta inúmeros contratempos, mas persiste. Começa a fazer infomerciais e alcança um grande sucesso, mas é abalado por diversas fraudes. Joy luta e se dedica muito, alcançando a sonhada estabilidade sem nunca desistir.

Coco, antes de Chanel – um dos principais nomes da moda e do empreendedorismo feminino, esse filme traz a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, a estilista francesa que revolucionou o mundo da moda. Avante do seu tempo, Chanel criou e usou roupas de homens, em uma época que isso era impensável. Além de roupas, Chanel deixou um legado de acessórios e perfumes.

Estrelas além do tempo –  baseado no livro Hidden Figures, o filme conta a história de três mulheres negras que trabalhavam na NASA na década de 60. Nesse período, os Estados Unidos estavam na corrida espacial contra a União Soviética e essas mulheres, que se dedicavam no uso da matemática para ajudar o país a lançar o foguete. No final, uma delas se tornou a primeira engenheira negra da Nasa, outra ficou como a responsável pela recém criada área de informática na Nasa e a terceira tornou-se a principal matemática do time de cálculos.

E por último, A Dama de Ferro –  o filme traz um pouco da história de Margaret Thatcher, mulher que desafiou as convenções e enfrentou vários preconceitos como primeira-ministra do Reino Unido, num ambiente até então dominado por homens, nos anos 70.

Todos esses filmes são inspiradores e nos causam reflexão, mostrando lições de determinação e persistência para alcançar nossos objetivos mesmo apareçam dificuldades. E aí, gostou da nossa lista? Viu algum filme que poderia estar nessa lista? Deixe nos comentários.

Fonte:
Jornal do Comércio: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/empresas_e_negocios/2018/07/640006-empreendedorismo-de-impacto-social-cresce-no-brasil.html

Ace Startups: https://acestartups.com.br/filmes-empreendedor/

Exame: https://exame.abril.com.br/pme/10-filmes-que-todo-empreendedor-deveria-ver/

 

Vídeo

Veja também