Contabilidade
< voltar

Contabilidade e tecnologia: convergência que agiliza e prioriza resultados

 “Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças” – Charles Darwin

A tecnologia chegou para ficar e está presente em todos os segmentos do mercado, e não é diferente com nosso ramo, a Contabilidade. Além do uso dos computadores e sistemas que facilitam e muito, a rotina de um escritório, a própria escrituração fiscal, contábil e trabalhista se tornou digital, o que obriga aos escritórios que ainda não aderiram a esse novo universo, a se alinharem com a nova demanda de trabalho.
Como usar a tecnologia como aliada na Contabilidade

O uso da inteligência artificial (IA) e da automatização nos serviços contábeis, por escritórios de contabilidade, como a Assessoria Contábil Araraquara, já é uma realidade e têm permitido uma execução mais precisa e detalhada das práticas contábeis, permitindo definir novas estratégias de negócios para o nosso mercado.

Da mesma forma que a tecnologia surge para agilizar as atividades exercidas pelos escritórios, a mesma tecnologia é utilizada pelos órgãos fiscalizadores para controle e fiscalização.

Aqui na Assessoria Contábil Araraquara usamos o Sistema Domínio da Thomson Reuters, que conta com o que há de mais avançado em tecnologia contábil em nosso país, proporcionando aos clientes maior segurança e agilidade na prestação dos serviços.

Claro que o uso de tecnologia requer conhecimentos mais específicos para a compreensão de seus processos, por isso, o profissional e o escritório devem investir em sistemas operacionais, treinamentos de seus colaboradores e até no investimento de conhecimento digital específico para a Contabilidade.

Como vimos, a tecnologia na Contabilidade é um aliado estratégico. Foi-se o tempo em que um escritório fazia somente a apuração dos impostos de uma empresa. Hoje em dia atuamos como consultores parceiros dos clientes e a junção da tecnologia com a contabilidade vem agilizar os processos e permitir que as empresas de Serviços Contábeis tenham um melhor tempo para focar no desenvolvimento de seus clientes, com planejamento tributário e estratégico.
Fonte:  Dominio Sistemas

Vídeo

Veja também