Nossas novidades
< voltar

Cartas da Receita Federal: isso é falso

A esperteza de muitos para lesar algumas pessoas desavisadas não tem limite. A última novidade é o envio de cartas falsas da Receita Federal pedindo atualizações de dados bancários. Não caia nessa!

A Receita Federal divulgou uma nota, dia 05/03, avisando aos contribuintes que foram enviadas cartas falsas por via postal, para a própria residência, intimando-os a regularizar os dados cadastrais, via endereço eletrônico que consta na carta falsa para acesso e atualização dos dados.

Alerta sobre as cartas falsas da Receita Federal: como proceder
Mas, atenção, apesar de conter a marca da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe, pois não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação é que, caso o contribuinte receba esse tipo de correspondência, destrua e não utilize o endereço eletrônico indicado e não envie os dados.

A carta pode assustar o contribuinte, pois além da marca da Receita Federal, diz que foram detectadas inconsistências no cadastro referentes aos dados bancários declarados e que isso levou o contribuinte a constar “na lista da malha fina da Receita Federal”.

Cartas falsas: Orientações da Receita Federal
Sobre a solicitação de dados bancários, a Receita Federal reforça que solicita os dados para fins de débito automático ou para o depósito de restituição do Imposto de Renda. Mas, em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Vale lembrar que as consultas, alterações de informações ou download de programas devem ser feitas apenas pelo endereço oficial do órgão: www.receita.fazenda.gov.br. E, caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais oficiais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

Galeria de fotos

Vídeo

Veja também