Nossas novidades
< voltar

Receita Federal alerta sobre golpe para quem busca empréstimos

Infelizmente, é constante a tentativa de golpe envolvendo cidadãos de bem, principalmente na época de imposto de renda, em que o contribuinte está sempre em busca de informações sobre o assunto.

A nova modalidade de golpe aplicado usa o nome da Receita Federal e é direcionado para pessoas, ou empresas, que buscam empréstimos. Essa pessoa, ou empresa, recebe uma notificação postal falsa que exige pagamento prévio de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para o desbloqueio de valores de empréstimos junto às Instituições financeiras.

Como o golpe funciona
A pessoa acaba caindo no golpe, pois procurou uma instituição financeira para realizar o empréstimo e recebe uma notificação via correio, com a cobrança de IOF supostamente emitida pela Receita Federal.

O documento é falso, mas traz a assinatura de um auditor fiscal da Receita Federal, com dados bancários para pagamento e a confirmação de que o crédito/financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto.

Como se proteger
A primeira dica é ficar atento a tudo que possa demonstrar que é um documento falso: informações confusas, erros de português e orientações que não fazem muito sentido e não condiz com o tipo de comunicado que a Receita Federal faz.

Sempre que receber qualquer tipo de notificação que desconheça ou levante dúvidas, procure a unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou envie sua denúncia à Ouvidora-geral do Ministério da Fazenda, pela internet: http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/ouvidoria

É preciso ainda lembrar que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência, é sempre feito exclusivamente via DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais – . Sem contar que a cobrança e o recolhimento do IOF são sempre efetuados pela instituição que vai conceder o crédito ou empréstimo.

Fique atento também, que outro tipo de golpe comum nessas épocas de imposto de renda é receber via e-mail, uma notificação da Receita Federal – com a marca da instituição -,  solicitando informações fiscais, cadastrais e financeiras. Esses conteúdos trazem links que, ao serem acessados, permitem a entrada de vírus e malwares (softwares maliciosos) nos computadores.

Vídeo

Veja também