Gestão e negócios
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Plano de negócio: não abra a sua empresa sem ele

Que o empreendedorismo está em alta, você que acompanha nosso blog e sites de notícias, já sabe. E são vários os fatores que têm motivado as pessoas a abrirem seu próprio negócio, um deles é a situação do mercado de trabalho no nosso país, seja pela escassez de vaga ou pela insatisfação com a carreira.

Mas, abrir o seu próprio requer muita atenção e cuidados, como já alertamos. Nossa dica de hoje vai complementar a sua ideia de tirar sua empresa do mundo dos sonhos e colocá-la em prática com planejamento, foco e resultados.

A importância do plano de negócios para sua empresa
A existência de um plano de negócios para uma empresa é essencial não só para a abertura, mas para seu crescimento, pois deve ser executado durante todo o funcionamento dela. O plano de negócios é o documento que você vai criar e estabelecer metas e objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo, estabelecer métricas para acompanhar o alcance dos resultados desejados e para prepará-la para ações futuras.
Um bom plano de negócios deve conter:

  • Análise de cenário – ter definido como é o segmento que pretende atuar: (crescimento, regulamentações, documentações), quem são os clientes da sua empresa, quais são os principais concorrentes do seu negócio e os principais fornecedores de matéria prima ou mão de obra. Nesta análise, também deve ser feita a análise swot do seu negócio: quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças ao seu negócio,
  • Planejamento Financeiro – assim como a análise de mercado, o planejamento financeiro é uma das partes mais importantes de um plano de negócios, pois eles que irão nortear todo o plano de negócios. Essa etapa deve incluir o investimento total, o capital de giro mensal necessário, as estimativas de custos gerais, os indicadores de viabilidade, de lucratividade, de rentabilidade e  o prazo do retorno do investimento,
  • Plano Operacional – essa etapa define a operação do seu negócio, o espaço físico, a capacidade de produção, a distribuição, processos operacionais, recursos humanos, tributários, contábeis, entre outros,
  • Plano de Marketing – define quais os principais meios de divulgação do seu produto para alcançar seu objetivo (vendas, reforço de marca, entre outros), quem é seu público-alvo, quais estratégias serão utilizadas e até a categoria de preço que o produto vai pertencer,
  • Avaliação do Plano – Ao elaborar um plano de negócios, todos os passos são de extrema importância, e a avaliação não pode ficar de fora, afinal é com base nos acertos, erros e resultados que os próximos passos serão ajustados ou alterados, fazendo com que a projeção de manter ou expandir o negócio seja tomada.

Muitos negócios, sejam eles pequenos ou grandes, não prosperam, pois as etapas de plano de negócios, planejamento e metas não fizeram parte do seu nascimento.  Só ter uma ideia e um bom produto ou serviço hoje em dia não é garantia de boas vendas e sucesso empresarial.

Ao abrir uma empresa tenha em mente os parceiros que podem lhe auxiliar em todas as etapas. Nós da Assessoria Contábil Araraquara temos mais de 40 anos de experiência. Conte com nossos Consultores.

 

 

 

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