Gestão e negócios
< voltar

O papel do líder em uma organização de sucesso

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”  –  Abraham Lincoln

 

Existem pessoas que já nascem com perfil de liderança. São aquelas pessoas que lideram o time, o grêmio estudantil e até a turma de amigos. São pessoas com habilidade em conduzir seu grupo para alcançar um objetivo de maneira mais fácil.

Mas, e quando se torna um chefe ou um coordenador de equipe? Se você possui habilidades e sabe lidar com pessoas, isso é muito bom e só vem agregar ao seu trabalho. Mas, e quando não se tem experiência e nem direcionamento? O trato com a equipe pode ser um transtorno.

Como ser um líder de sucesso
É claro que todo ser humano pode desenvolver e aprimorar habilidades e conhecimentos. Nos dias de hoje existem consultorias e treinamentos para os mais variados objetivos. Não evolui e não melhora o perfil profissional, quem não quer.

A principal habilidade de um líder é fazer com que as pessoas enxerguem sua liderança de maneira positiva. O desafio maior é que hoje em dia existem colaboradores de várias gerações trabalhando juntos: Babyboomer, Geração X, Millenials, Geração Y e a nova Geração W e o líder deve saber uni-los e extrair o melhor deles para a empresa.

Vamos listar algumas características que especialistas detectaram no líder, que o fazem ser reconhecido e ter melhores resultados com a equipe:

  • Bom comunicador: o líder sabe principalmente ouvir sua equipe, suas ideias, suas queixas e com isso, consegue enxergar novas possibilidades e resolver problemas de maneira mais assertiva, seja de relacionamento ou desenvolvimento de um trabalho/projeto,
  • Ser autêntico e transparente: é uma pessoa de bom caráter, sempre atua de forma real e transparente, não esconde informações, não faz joguinho com a equipe. Tem um discurso claro e focado no objetivo e resultado do trabalho da equipe,
  • Ser um exemplo: o bom líder mostra com suas atitudes como motivar sua equipe, seja colaborando para executar o serviço, seja avaliando seus conhecimentos, seus objetivos. No caso de um treinamento por exemplo, ele também participar para melhorar seu estilo gerencial, sua personalidade ou experiências profissionais e pessoais,
  • Ser organizado e assertivo: através de um método organizado, planejar as ações e estratégias da equipe, usando os pontos fortes dos colaboradores nos processos de trabalho, de maneira que incentive todos que estão participando e obtendo os melhores resultados.

E para você o que é ser um bom líder?  Deixe um comentário em nosso blog.

Vídeo

Veja também